Banco Central deve permitir pagamentos entre contas e cartões em tempo real
O Banco Central vai autorizar um novo modelo de pagamentos instantâneos no Brasil que permitirá que pessoas e empresas possam transferir dinheiro de maneira eletrônica, em tempo real, sem restrição de meio ou horário, além de baixo custo. Segundo o Valor Econômico, atualmente, isso acontece apenas entre clientes do mesmo banco, enquanto clientes de bancos diferentes podem realizar a TED apenas em horário comercial e dias úteis.
A proposta deve permitir, ainda, que pessoas enviem dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outras, inclusive nos fins de semana. Segundo o BC, isso servirá para estimular o surgimento de novas tecnologias e fazer com que a transferência de dinheiro não esbarre na infraestrutura.
Ao Valor Econômico, o diretor de política monetária do BC, Reinaldo Le Gazie, informou que a proposta prevê o desenvolvimento de uma estrutura de mercado que possibilite a todos os participantes oferecer alternativas de pagamentos diretos e instantâneos entre pessoas e empresas.
O modelo de pagamento instantâneo ainda não é uma certeza, mas as contas de pagamento, que são pouco usadas nos dias de hoje, deverão ganhar mais espaço em transações de valores baixos. A possibilidade seria em decorrência do custo inferior à de uma TED, apesar de ser um mecanismo parecido com uma conta corrente, mas com menos funções.
Fonte: Infomoney e Valor Econômico